Alunos Phydellius,
Músicos internos e externos,
EJIT’24 será novamente em versão sinfónica e já aceitamos candidatos.
Formação EJIT (estimativa) - 54 músicos
1 flautim |
2 flautas |
2 oboés |
2 fagotes |
2 clarinetes |
1 clt baixo |
4 trompas |
3 trompetes |
3 trombones |
1 trombone baixo |
1 tuba |
3 percussões |
1 piano |
8 violinos I |
8 violinos II |
6 violas |
4 violoncelos |
2 contrabaixos |
Maestro Diogo Costa // biografia
Nascido em 1989, Diogo Costa é um jovem maestro com experiência num vasto repertório musical que abrange desde a música antiga até à música contemporânea.
Entre os seus projetos recentes e futuros incluem-se os convites para a Hallé Orchestra e a Filarmónica da BBC em Manchester, a Orquestra Nacional de Gales da BBC, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Clássica de Espinho, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Sinfónica da GNR, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a West European Studio Orchestra com a qual tem vindo a gravar em diversos estúdios, entre eles o lendário Abbey Road, em Londres.
Nutrindo um interesse especial pela Ópera, Diogo Costa tem vindo a trabalhar na produção de várias Óperas com alguns dos mais destacados encenadores e maestros. Em 2019, trabalhou como maestro assistente de Lorenzo Viotti na produção da Ópera Romeu e Julieta de Gounod, com a Orquestra e Coro Gulbenkian e, no mesmo ano, enquanto maestro assistente de David Azagra na produção da Ópera O Elixir do Amor de Donizetti no projecto “Opera Jóven” em Espanha. Em 2021 estreou-se enquanto maestro principal na produção da Ópera A médium de Menotti, no Operafest Lisboa, que recebeu as melhores críticas internacionais. Para além da ópera, tem vindo a trabalhar com músicos de Jazz de renome tais como Benny Golson, Perico Sambeat, John Ellis, China Moses, Isabella Lundgren e o Quinteto Belmondo.
Presença constante em diversos concursos internacionais, foi recentemente laureado no Prémio Jovens Músicos em Direção de Orquestra. Em 2020, foi finalista no Mackerras Fellowship da Ópera Nacional de Inglaterra e Semi-finalista na Siemens Hallé International Conducting Competition
Abertura Pré-Inscrição nos Cursos Básicos de Música 2024/2025, Ensino Articulado gratuito
A sua filha ou o seu filho ingressa em setembro de 2024 no 5º ano de escolaridade?
Revela especial afeição pela Música ou interesse em tocar um Instrumento e frequentar um Curso Oficial de Música – Ensino Artístico Especializado?
Em Torres Novas, o Choral Phydellius oferece essa ambição pelo seu Conservatório de Música nos regimes Articulado (gratuito) ou Supletivo.
TEMOS ABERTAS PRÉ-INSCRIÇÕES a partir de 8 de abril até dia 8 de junho.
https://secretaria.musasoftware.com/CandidatosCP/#/home
Os candidatos farão prova de seleção para seriação de benefício gratuito, mediante número de vagas de frequência a disponibilizar pela DGEstE/ Ministério da Educação.
(i) As provas de seleção, a realizar em maio e em junho – consultar matriz da prova no nosso site (*) – serão agendadas com 2 momentos:
(ii) O Conservatório disponibiliza momentos prévios de experimentação – contacto monitorizado com Instrumento(s) – sob pedido de agendamento com a nossa secretaria.
(iii) A escolha de Instrumento é condicionada às vagas (em número de frequência gratuita) para cada especialidade.
A Direção Pedagógico do CMCP
Descrição
A Masterclass de piano terá lugar no Auditório do Conservatório de Música do Choral Phydellius, nos dias 27 e 28 de junho, aproximadamente entre as 10h e as 19h (ver abaixo horário detalhado). No dia 28 de junho realizar-se-á o concerto final de masterclass onde atuarão "a solo" os participantes selecionados pela formadora.
- Todos os participantes terão direito a um diploma de frequência -
Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento pianístico dos participantes.
Inscrições
Estão abertas as inscrições a alunos de piano internos do Conservatório de Música do Choral Phydellius.
Condições e pagamentos
Participantes
Dia 27:
10h00 -13h00 - MasterClass
13h00 -14h30 – almoço
14h30 -17h00 - MasterClass
17h00 -17h30 – intervalo
17h30 –19h00 – MasterClass
Dia 28:
10h00 -13h00 - MasterClass
13h00 -14h30 – almoço
14h30 -17h00 - MasterClass
17h00 -17h15 – intervalo
17h15-18h15 - MasterClass
18h30 - Concerto
Melissa Fidalgo Fontoura
Nasceu em Vilarandelo, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. Iniciou os seus estudos de piano aos seis anos de idade com o professor Francisco Dieguez Doutel, na Escola de Música Osnabruck.
Paralelamente ao ensino de música frequentou o curso de Humanidades do Liceu Fernão Magalhães, em Chaves.
Prosseguiu a sua formação artística no Conservatório Regional de Guimarães e posteriormente no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o 8.º Grau com 18 valores, sob orientação do professor e pianista Constantin Sandu.
Ingressou em 1998 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo onde estudou com nomes de referência no panorama musical nacional, tais
como Helena Sá e Costa, Madalena Soveral, Manuela Gouveia, Constantin Sandu, José Parra, Jaime Mota, Ryszard Wóycicki, Manuel Campos e Miguel Bernat.
Frequentou o Conservatório de Trieste, Itália, ao abrigo do programa Erasmus onde se especializou em Leitura ao Piano, Música de Câmara, Piano e Coro. Teve como orientador o pianista Massimo Gon. Enquanto aí viveu, desenvolveu imensa atividade camerística com a pianista Alessandra Sagelli, com a qual criou um Duo a quatro mãos.
De regresso a Portugal tem-se dedicado à divulgação da Música de Câmara e ao Ensino.
Realizou inúmeros concertos dos quais se salienta a interpretação da Sonata para Piano e Percussão de Béla Bartók, sob a orientação de José Parra, Manuel Campos e Miguel Bernat; recitais de canto e piano com vários cantores nomeadamente Nádia Fidalgo, José Corvelo, Eduarda Melo, Ariana Russo, Rita Mourão; Duo de Piano e Clarinete com Vítor Pereira.
Desde sempre que tem realizado um trabalho de pianista acompanhadora em cursos, Master classes e projetos com artistas de várias vertentes. Trabalhou também como pianista do Coro Académico da Universidade do Minho, dirigido pelo compositor Fernando Lapa.
Recentemente participou no Festival Internacional de Piano do Algarve, num programa a 4 mãos com o pianista António Rosado. Com a mesma formação, mas já com a pianista Jill Lawson apresentou-se no Museu Nadir Afonso, para a celebração do Dia Internacional dos Museus.
Leccionou em várias escolas Centro de Estudos Musicais (Porto), Academia de Música Costa Cabral (Porto), Academia de Música de Perosinho (Gaia), Conservatório de Vila Real, CCM (Artave), Escola de Música do Colégio Moderno.
Na Universidade de Aveiro, sob orientação do Professor Doutor António Chagas Rosa, defendeu a sua Tese de Mestrado, sobre a Música Tradicional Transmontana e a sua aplicação ao Ensino do Piano.
No campo da composição tem escrito várias peças para a infância, estando a preparar um disco com música e poesia infantil da sua autoria. Recebeu também o convite para compor e interpretar a banda sonora do Filme “1×2” no qual participou acompanhada pelo pianista António Rosado.
Conta com obras para piano, piano e canto e quarteto de cordas.
Dedica-se também a trabalhos de Etnomusicologia, tendo editado juntamente com o José Sardinha, “As Canções da Avó Guida”. Um Livro/ Cd e DVD a partir de recolhas de cantares e tradições transmontanas, feitas junto da sua avó, Margarida Fidalgo.
Com grande interesse pela Música de Câmara é co-fundadora do Trio In Tempore, com a soprano Nádia Fidalgo e o barítono José Corvelo e do Trio Garrett, com a violoncelista Ângela Carneiro e o Violinista João Vieira de Andrade. Com esta formação criou o projecto”Azul” dedicado à obra de Claude Debussy e à poesia impressionista.
Trabalha atualmente no projeto Novos Horizontes da Orquestra de Câmara Portuguesas, inserido no Município de Oeiras.
Paralelamente à sua carreira como pianista e professora desenvolve um trabalho de cerâmica.
Descrição
As aulas terão lugar no Auditório de Conservatório de Música Choral Phydellius, nos dias 20 e 21 de abril entre as 9h e as 19h. No domingo, dia 21 de abril realizar-se-á o concerto final de masterclass onde acontecerá um momento musical com todos os participantes e, tocarão a solo, os participantes selecionados pelo professor convidado. Os horários individuais serão disponibilizados atempadamente para o email que indicar no ato da inscrição.
- Todos os participantes terão direito a um diploma de frequência -
Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento violinístico, musical e cultural de cada participante e ouvinte.
Inscrições
Estão abertas as inscrições a alunos de violino internos e externos do Conservatório de Música Choral Phydellius, que tenham a aprovação do respetivo professor. Há limite de participantes e, por isso, a seriação será feita através da ordem de inscrição. A inscrição e o pagamento por parte dos participantes deverão ser efetuados através da Secretaria do Conservatório Choral Phydellius.
Condições e pagamentos
Participantes
Ouvintes 7,5€
Miguel de Figueiredo Gomes
Nasceu em Viseu e estudou no Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, com Suzanna Lidegran, Francisco Pereira de Sousa e Ana Serrano. Estudou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do Prof. Aníbal Lima, e concluiu o Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2007 e 2008 estudou com Gerardo Ribeiro na Meadowmount School of Music, New York. Participou em diversas Marterclasses com Mikhail Bezverkhny, Vladimir Berlinsky, Roberto Valdés, Igor Oistrakh, Sergey Kravchenko, Gilles Apap, Daniel Rowland, Blagoya Dimcevisky, entre outros. Foi premiado no Concurso Internacional Júlio Cardona e laureado com o 2º prémio ex-æquo, solista, no Prémio Jovens Músicos - RDP, no Torneo Internazionale di Musica e no Rising Stars – Grand Prix – International Music Competition Berlin. Em 2017 venceu o prémio europeu do Fonds Culturel National, Luxembourg para integrar a orquestra Solistes Européens, Luxembourg. Desde 2005, lecionou no Conservatório de Música do Choral Phydellius, no Projeto Orquestra Geração, projeto social Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS e coordenou secção de cordas da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP). Atuou regularmente como Concertino e Solista com a Orquestra de Câmara Portuguesa entre 2007 e 2017, entre outras. Lecionou diversas masterclasses de violino, nomeadamente na Junior Guildhall School of Music and Drama, em Londres. Desde a sua formação assume a posição de Concertino da Orquestra Alma Mater (Torres Novas) e colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian. Leciona violino e orquestra na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa.
Masterclass de Jazz com a formadora Andreia Santos
8 e 9 de março de 2024
Inscrições:
Internos 32€
Externos 42€
ANDREIA SANTOS / JAZZ MUSICIAN / PORTUGAL
Trombonista, iniciou os seus estudos aos oito anos de idade em eufónio, tendo frequentado o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e a Escola Profissional de Música de Espinho em trombone clássico. Tirou a licenciatura em performance jazz na ESMAE e mestrado na variante jazz em ensino na UA.
Frequentou masterclasses de trombone com vários professores, entre eles Joseph Alessi e Hugo Assunção. Em 2004 tocou um concerto a solo com a orquestra de jovens músicos do Inatel nos Açores.
Mais tarde começa a estudar trombone jazz na ESMAE, tendo como professor o trombonista Lars Arens, o trompetista João Moreira e o pianista Carlos Azevedo. Participou em vários workshops de jazz com Jayson Palmer, George Colligan, Lars Dietrich, Samir Zarif, João Martins, Óscar Graça, Tony Belenker, Marshal Gilks.
Em 2011 ganhou o primeiro prémio na categoria de combos de escolas superiores, no festival de jazz do São Luiz, em representação da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo.
Lecionou vários workshops de improvisação, nomeadamente no conservatório de música de Coimbra, na Jobra e no Festival de Música Júnior em Montalegre, Happy Jazz entre outros.
Neste momento frequenta um curso de KonnaKol com o professor Ricardo Passos e um curso de composição com o Abe Rábade.
Atualmente tem um projeto em nome próprio Turahee, é membro dos projetos Orquestra de Jazz de Matosinhos, Coreto – Porta Jazz, Mondego entre outros em que participa ocasionalmente e é professora e coordenadora de do departamento de jazz no Conservatório de Música de Coimbra.
O EJIT 2023 - Estágio Para Jovens Instrumentistas Torrejanos contará este ano com a direção da conceituada maestrina Rita Blanco.
O estágio decorre de 3 a 8 de julho de 2023 e termina no sábado dia 8 de julho com um concerto final no Teatro Virgína em Torres Novas.
Os valores das inscrições são:
Participantes Torrejanos - 45€ (sem refeições incluidas)
Participantes externos - 60€ (sem refeições incluidas mas com estadia opcional incluida)
Almoços - 10€ por almoço em regime buffet (opcional)
Volvidos 3 anos de suspensão forçada, eis de volta o EJIT, na sua versão XV, vivo desde 2005. A oportunidade performativa de alto nível para os jovens músicos torrejanos, pela batuta de maestros distintos da Península Ibérica, a partilha interassociativa com as bandas filarmónicas do concelho e da região e a promoção de evento artístico formativo, orquestral juvenil para a nossa comunidade educativa, são as três coordenadas para as melhores atenções dadas a esta ação, no âmbito do plano anual de atividades do Conservatório de Música do Choral Phydellius. A edição 2023 recebe, pela primeira vez, os naipes de cordas friccionadas. O concerto de encerramento deste estágio de seis intensos dias de trabalhos setoriais e tutti – Torres Novas, 3 a 8 de julho – conta com a participação de formadores nas várias especialidades instrumentais: flautas, oboés, fagotes, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, eufónios, tubas, percussão, piano, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Contamos com a direção artística da eminente jovem maestrina lusitana Rita Castro Blanco, detentora de carreira emergente e categorizada em Inglaterra, França e EUA, para além das experiências de sucesso com algumas das melhores formações orquestrais nacionais de Portugal.
Maestrina Rita Castro Blanco
É uma das eminentes jovens maestrinas portuguesas, tendo-se estreado recentemente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra das Beiras, Orquestra do Norte e os grupos Síntese – Grupo de Música Contemporânea e Capdeville Ensemble. De Setembro de 2019 a Janeiro de 2022, deteve o posto de Maestrina Titular da Huddersfield Philharmonic Orchestra.
Para além das recentes estreias, a jovem maestrina tem vindo a colaborar profissionalmente como Assistente de Nuno Coelho (Orquestra Gulbenkian, JONDE), Joana Carneiro (Orquestra Sinfónica Portuguesa) e Clark Rundell (Orquestra Gulbenkian). Durante os seus estudos no Royal Northern College of Music, colaborou também como Assistente nas orquestras BBC Philharmonic, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Manchester Camerata e Hallé, de vários maestros de sucesso internacional, incluindo Sir Mark Elder, Vasily Petrenko, Elim Chan, John Storgards, Joana Carneiro, Ed Gardner e Simone Young.
Desde o início dos seus estudos tem vindo a participar em masterclasses com maestros de renome com as orquestras da Royal Opera House, London Sinfonietta, Stavanger Symphony Orchestra e Balthasar Neumann Essemble. No verão de 2021, foi escolhida para integrar o novo programa Mentorship for Women Conductors do Festival de Aix-en-Provence e foi também Conducting Fellow no conceituado Festival de Lucerne. Durante a temporada 2022-23 integra o grupo de mentorado para jovens maestrinas da Royal Philharmonic Society, em colaboração com a Royal Northern Sinfonia.
Os seus mais recentes compromissos incluem a Conducting Fellowship do Festival de Tanglewood, e colaborações com a Orquestra do Festival de Mafra e a Lucerne Festival Contemporary Orchestra, onde irá trabalhar com os compositores galardoados com a Roche Young Comissions de 2023.
A Masterclass conduzida por César Silva decorre de 16 a 17 de junho das 9:30 às 18:00 e é dirigida a jovens músicos guitarristas torrejanos.
São aceites no máximo 12 inscrições.
Os valores de inscrição são:
Alunos do Choral Phydellius:
Alunos externos - 45€
Ouvintes - 10€
No dia 15 de junho às 18:30 haverá um recital pelo formador e aberto à comunidade.
César Silva
Nascido em Lisboa, ingressa aos dez anos, na Escola de Música do Conservatório Nacional, na classe de José Diniz. Seis anos mais tarde, apresenta-se em público pela primeira vez, na Casa do Brasil de Lisboa, onde interpreta obras de H. Villa-Lobos, D. Scarlatti e F. Sor. Em 1995 foi-lhe atribuído o Primeiro Prémio no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e em 1996 a Menção Honrosa no Prémio Jovens Músicos da RDP. No mesmo ano é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa onde estuda com Piñero Nagy e dois anos mais tarde inicia a sua atividade como professor de guitarra clássica, exercendo em diversas escolas por todo o país. Durante este período participa em inúmeros espetáculos no âmbito de uma estreita colaboração artística com a Sociedade de instrução Guilherme Cossoul. Em 2001 conclui a licenciatura em guitarra clássica. Do seu aperfeiçoamento musical destacam-se participações em cursos dirigidos por Turibio Santos, Alberto Ponce, Eduardo Isaac, Hopkinson Smith e David Russel. Em paralelo com o ensino e a atividade de concertista, tem contribuído para o repertório da guitarra clássica, com a composição de obras originais e na execução de transcrições e de arranjos para o instrumento.