Mariana Gameiro é natural de Torres Novas. Aos 9 anos de idade ingressou no Conservatório de Música do Choral Phydellius onde concluiu os estudos na classe de violoncelo. Licenciou-se em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, posteriormente, concluiu o Mestrado em Musicoterapia no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa.
Como musicoterapeuta, ingressou na equipa multidisciplinar do Centro de Neurodesenvolvimento Infantil - LógicaMentes, em Lisboa, onde interveio com crianças e jovens com várias patologias associadas ao seu desenvolvimento.
Ao nível da investigação, é colaboradora do Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, CESEM – NOVA FCSH, tendo sido co-autora de um artigo publicado no Nordic Journal of Music Therapy, em 2021.
Aliado ao seu gosto e interesse pela primeira infância, frequentou vários cursos, encontros e formações dedicados à formação e educação musical, destacando-se Curso de Psicoterapia Psicanalítica com Crianças e Orientações Musicais para a Infância baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.
Tendo tido experiência profissional em escolas e conservatórios de música na região do médio Tejo, atualmente encontra-se a lecionar a disciplina de História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música do Choral Phydellius, em Torres Novas, e no Conservatório de Música Jaime Chavinha, em Minde.