Ana Marta Mendes Simões nasceu a 29 de abril de 2002 em Leiria, Portugal.
Iniciou os seus estudos musicais no ano de 2012/2013 na Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) no Ensino Articulado com o Prof. Bruno Homem e com a Prof. Diana Catarino, na classe de Saxofone.
Em 2017, ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão pela Escola Secundária Jácome-Ratton e pelo Conservatório de Artes Canto Firme, onde estudou saxofone com o Prof. Fábio Monteiro.
Em 2023, terminou a Licenciatura na variante de Execução em Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Prof. José Massarrão e, atualmente, encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa na área de especialização de saxofone.
Durante estes anos, realizou diversos estágios de orquestra de sopros sob a direção de maestros de renome nacional e internacional, tais como Alberto Roque, Simão Francisco, Ferrer Ferran, Felix Hauswhirth, José Ignacio Petit, Shawn Smith, Matthew George e Jan Wierzba e integrou a orquestra de sopros de nível internacional, WYWO WASBE. Com o Ensemble de saxofones da Escola Superior de Música de Lisboa em conjunto com a Cyprus Saxophone Association Saxophonia, realizou concertos em Lisboa e no Chipre sob a direção do Prof. Yannis Miralis e do Prof. Rodrigo Pires de Lima.
Participou também em inúmeras masterclasses de saxofone lecionadas pelos professores José Massarrão, Hélder Alves, Nuno Mendes, Fernando Ramos, Preston Duncan, Nikola Lutz, Jean-Yves Fourmeau, Philippe Portojoie e Sixto Herrero. Na vertente do jazz, esteve presente em diversos workshops lecionados pelos professores Cesár Cardoso, Pedro Nobre e José Menezes.
Atualmente, integra a Banda Filarmónica da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), a Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL), o Ensemble de Sopros da AFCL (com quem gravou três dos quatro Cadernos Filarmónicos e realizou um concerto na Fundação Calouste Glubenkian inserido no festival “Prémio Jovens Músicos”), o Quarteto de Saxofones da AFCL e o Ensemble de Saxofones Vítor Santos.